Consultoria

A implementação de um sistema desta natureza pode exigir consultoria com vista à operacionalização adequada do modelo de negócio de uma forma funcional. Esta abordagem que coloca o cliente no centro dos processos do negócio, é desenhado para perceber e antecipar as  suas necessidades, de forma a procurar supri-las. Trata-se, essencialmente de uma estratégia de negócio, que em ultima instância se consubstancia em soluções de software, que se traduz num sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios.

O trabalho de consultoria visa essencialemente a estruturação de processos e obriga a:

1 – Levantamento de áreas de negócio – Deve ser efetuado o levantamento de todas as áreas de negócio da empresa, sejam estas de produtos ou serviços a prestar.

2- Detetar as oportunidades de negócio – através da análise da na empresa deve ser feito o levantamento  das oportunidades de negócios existentes. Esta atividade permitirá sistematizar a automatizar o sistema para as oportunidades de negócio ou assuntos que ocorrem periodicamente na empresa. Deve definir também quais as possíveis formas de origem da oportunidade de negócio (exemplo: internet, loja, etc). E por último associar quais os estados possíveis para a oportunidade de negócio (aberto, encerrado, insucesso, entre outros).

3 – Efetuar o levantamento de todos os processos – Os colaboradores envolvidos na implementação devem efetuar um levantamento de todos os processos empresariais que são desenvolvidos na empresa, desde os processos pré-venda, venda, financeiros, administrativos e pós-venda. 

4 – Identificar quais as tarefas inerentes a cada processo – Para cada um dos processos definidos anteriormente devem ser associadas as tarefas respetivas, sendo se possível, efetuado o levantamento do fluxo das tarefas ao longo do processo. 

5- Identificar utilizadores – Por último é necessário identificar qual o colaborador da empresa é responsável por cada uma das tarefas dos processos.

E nós vamos ajuda-lo a implementar um novo modelo de funcionamento do seu negócio…centrado no cliente!